Fundação SM
Marisa Lajolo
Letramento literário
Marisa Lajolo
A autora parte da ideia de que o letramento literário começa na história da aprendizagem de leitura do professor, figura-chave para que a literatura chegue às mãos, aos olhos e ao coração dos alunos.

Marisa Lajolo considera ser a escola o lugar em que as crianças e jovens devem vivenciar e trocar experiências enquanto leitores, sendo estimulados a contar e discutir sobre o que leem para, mais tarde, ao longo da vida, recorrerem aos livros e à leitura como forma lazer, fonte de aprendizagem e busca de informações.

Sobre a educadora:
Doutora pela USP em Teoria Literária e Literatura Comparada, sob orientação de Antonio Candido, fez Pós Doutorado na Brown University (EUA) e realizou inúmeros estágios de pesquisa na Biblioteca Nacional de Lisboa, na Biblioteca Saint Genevieve (Paris) e na John Carter Brown Library. É atualmente professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos cursos de graduação e pós graduação de Letras, e mantém vínculo como Professor Colaborador Voluntário na UNICAMP. Suas atuais linhas de pesquisa recobrem interesse por Teoria Literária e Literatura Brasileira, atuando principalmente nas áreas de história da leitura, literatura infantil e/ou juvenil e Monteiro Lobato.
Voltar