Fundação SM
Regina Zilberman
A ação mediadora no
ensino da leitura
Regina Zilberman
A autora pressupõe que a leitura, antes de constituir uma relação com a escrita e o texto, corresponde à relação do ser humano com o mundo. O indivíduo só entende o mundo, atribuindo-lhe um significado, quando o lê.

Por meio da análise de excertos literários, mostra que a passagem da leitura do mundo para a leitura das palavras é condição imprescindível à alfabetização e ao letramento. E a escola é a instituição encarregada de tornar essa transição possível.

Sobre a educadora:
Doutora em Romanística pela Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls), fez o pós-doutorado no University College (Inglaterra) e na Brown University (EUA). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Letras, da UFRGS, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, história da literatura, literatura do Rio Grande do Sul, formação do leitor e literatura infantil.
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